quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS II

A  SELEÇÃO  LEXICAL

                                                                                  
Temas e figuras  são palavras e expressões que servem para revestir as estruturas mais abstratas do texto. Os temas são mais abstratos que as figuras. Enquanto estas representam no texto coisas e acontecimentos do mundo natural, aqueles interpretam e explicam os fatos que ocorrem e tudo aquilo que existe no mundo.
Temas e figuras pertencem ao léxico de uma língua. O léxico consiste no repertório de palavras de que uma dada língua dispõe. Em sentido amplo , podemos considerar o léxico como sinônimo de vocabulário. Tem ele diferentes situações :-
1)- gírias = vocabulário especial usado por um dado segmento social.
Ex.:- rangar = tomar refeição
        não embaça = não pertuba

2)- regionalismo = vocabulário próprio de uma dada região.
Ex.:- piá = menino , no Sul do Brasil
        bergamota = mexerica , no Rio Grande do Sul

3)- jargão = vocabulário típico de uma dada especialidade profissional.
Ex.:- desaquecimento da demanda = situação em que se compra menos

4)- estrangeirismo = termos estrangeiros incorporados a nossa língua.
Ex.:- spread = taxa de risco que se paga sobre um empréstimo
        software = programas do computador

5)- arcaísmo = palavras ou expressões caídas em desuso.
Ex.:- festinar = apressar
        físico = médico

6)- neologismo = palavras recentemente criadas.
Ex.:- televisar = transmitir pela televisão
        principismo = atitude de intransigência na defesa de princípios
       informatizar = submeter a tratamento informático

O autor de um texto , para criar um determinado efeito de sentido , pode escolher figuras dentro de uma determinada região do léxico ( vocabulário ). Pode escrever seu texto em gíria , ou utilizar um vocabulário regionalista , ou ainda fazer uso de muitos arcaísmos. O que importa , para uma boa leitura, não é apenas identificar a escolha feita pelo autor , mas qual é a função que ela tem no sentido do texto.
A escolha de temas e figuras em determinadas regiões do léxico produz certos efeitos de sentido. Observe alguns setores lexicais e efeitos de sentido que produzem :-
1)- gírias :- sobretudo em textos narrativos , caracterizar o personagem através da linguagem que utiliza;

2)- arcaísmos :- recuperar certa época , ridicularizar certo personagem que ainda insiste em utilizá-los ;

3)- neologismos :- caracterizar personagens ou épocas ;

4)- regionalismos ou estrangeirismos :- caracterizar , por exemplo , a procedência de um personagem ;

5)- jargão :- caracterizar a competência de quem o utiliza.

                                 INTERPRETAÇÃO  DE  TEMA

                                                                                                                                        
            Você já observou que é importante identificar o assunto da  redação, do assunto partir para a delimitação do mesmo, o que chamamos tema  ¾ uma espécie de “fatia” do  assunto. Só deverá, porém,  iniciar a desenvolvê-lo depois que tiver um objetivo ( aquilo que responderia à pergunta: “O que eu quero provar, demonstrar ?” ).

            Isso também é fundamental para que sua redação não seja eliminada ou descaracterizada por:
1.  FUGA AO ASSUNTO / TEMA
2.  INTERPRETAÇÃO ERRADA ( intencional ou não )

Ou ainda para que não tenha sua nota reduzida drasticamente por;
1.  DESVIO DO TEMA PROPOSTO
2.  POBREZA DE CONTEÚDO

            QUANDO O TEMA É FORNECIDO
            O tema poderá vir definido, inclusive na forma de um título proposto , sobre o qual você deverá discorrer.

            A única preocupação será ler, analisar os termos que compõem o título, para daí, formular  ¾ mesmo que mentalmente  ¾ o seu objetivo. Isso nem sempre facilita as coisas, por isso fique atento.
            Vamos analisar um tema:-
            O mundo compreendeu e o dia amanheceu em paz”.

            Pergunte-se: Que palavras da frase são mais importantes, significativas?
            Resposta: “compreendeu”  e  “paz”. Daí você deduz que só a compreensão entre os homens pode conduzir à paz universal.

            Cuidado: Não se esqueça que no título está explicitada a palavra mundo, não reduza o tema ao Brasil somente.

            FORMULAÇÃO DE OBJETIVO
            Provar ( mostrar ) que, para haver a tão almejada paz entre os homens, é preciso que eles se tornem compreensivos e tolerantes uns com os outros . . .

O entendimento de um texto, ainda o elemento básico de comunicação humana, implica uma análise: a sua decomposição em partes. Só assim, o seu entendimento é possível.


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